Pesquisa Anual de Comércio (PAC)

A Pesquisa Anual de Comércio permite estimar, entre outras variáveis, a receita operacional líquida, margem de comercialização, salários, número de pessoal ocupado e número de empresas, e construir indicadores tais como: receita média, taxa de margem de comercialização, salário médio, produtividade, etc., que retratam o desempenho do setor comercial no Brasil. Seus resultados são divulgados para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação, e estão disponibilizados também no formato impresso e em meio eletrônico no endereço www.ibge.gov.br.

Em 2007, com o objetivo de manter a comparabilidade internacional, bem como de dotar o País com uma classificação de atividades econômicas atualizada com as mudanças no sistema produtivo das empresas, passou a vigorar a versão 2.0 da CNAE. Ela é o resultado de um amplo processo de revisão baseado nas mudanças introduzidas na revisão 4 da Clasificación Industrial Internacional Uniforme de todas las Actividades Económicas - CIIU (International Standard Industrial Classification - ISIC), sendo aprovada pela Comissão Nacional de Classificação - CONCLA, através da Resolução CONCLA nº 1/2006, de 04.09.2006, publicada no Diário Oficial da União em 05.09.2006.

A partir do ano de referência 2008, apresentando resultados retroativos a 2007, o IBGE passa a divulgar uma nova série de dados da PAC, utilizando a CNAE 2.0, que substitui a estrutura usada anteriormente. Aprimoramentos metodológicas foram realizados com o objetivo de se manter a qualidade dos totais estimados para as variáveis da pesquisa nas novas classes de atividades. Devido a este fato, as duas séries de dados agregados apresentadas abaixo nas seções CNAE 1.0 e CNAE 2.0 não podem ser diretamente comparadas entre si. Isto significa que os dados da série de 1988 até 2007 referentes à CNAE 1.0 não podem ser associados com os agregados correspondentes da série dos anos de 2007 em diante tabulados conforme a CNAE 2.0. Não se encontram disponíveis dados para os anos anteriores a 2007, na nova versão da classificação.

Informações Adicionais

Campo Valor
Região
País
Estado
Idioma
Nível da observação
API
Microdados Restrito
Coleta
Ano(s)
Periodicidade
Grátis
Registro
Disponibilidade
IP brasileiro
Fonte
Versão
Autor
Email Autor
Mantenedor
Email Mantenedor
Tipo de Download Link Externo